sábado, 9 de julho de 2011

Metalúrgicos aprovam proposta de 9,25% de reajuste salarial


Os metalúrgicos de Caxias do Sul e região aprovaram na manhã deste sábado, dia 9, em assembleia geral realizada na sede do Sindicato, a proposta de reajuste salarial de 9,25% e alguns avanços em cláusulas sociais. O percentual obtido nas negociações representa quase 3% de ganho real, ficando acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Assis Melo, observou que o índice não atende completamente às expectativas da categoria, mas deve ser considerada uma vitória porque é o maior reajuste do Rio Grande do Sul e um dos maiores do país. Segundo Assis, o índice passará a ser referência em outros polos metalmecânicos do Brasil. “Esse acordo vitorioso só foi conquistado graças à união e a mobilização da categoria junto ao Sindicato e agora a base para os dissídios no Brasil não será 7%, 8%, mas os 9,25% dos metalúrgicos de Caxias do Sul”.

A aprovação pela ampla maioria e da proposta, foi avaliada pelo presidente como a resposta do trabalhador às declarações e recomendações feitas pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, para que os empresários brasileiros não concedessem aumentos salariais com índices acima da inflação.

O reajuste de 9,25% e as duas cláusulas sociais (que amplia o limite de faltas permitidas para que as mães metalúrgicas acompanhem filhos ao médico e a que concede ganhos ao trabalho sindical) aprovadas na assembleia passam a valer a partir do mês de setembro.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Dissídio dos Metalúrgicos poderá ser decidido no sábado


 
   A negociação do dissídio dos metalúrgicos de Caxias do Sul e Região poderá ser dedicida no próximo sábado, na assembleia geral da categoria. Após um mês e meio de mobilizações e busca de entendimento na mesa de negociações, a patronal ofereceu ínidice de 9,25% de reajuste salarial e alguns avanços em cláusulas sociais. A proposta será apresentada e colocada em votação na assembleia geral que será realizada sábado, às 9h30min, na sede do Sindicato (Rua Bento Gonçalves, 1513), em Caxias do Sul.

   A última proposta do Simecs (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico) foi apresentada em negociação, quarta-feira. Segundo o vice-presidente, Leandro Velho, a direção do Sindicato dos Metalúrgicos acredita que esse é um índice aceitável e vitorioso para os trabalhadores. Embora não corresponda a totalidade da expectativa da categoria, é o maior índice do estado e um dos maiores do país: o ganho real será de quase 3%. Ainda, segundo Velho, a decisão caberá aos trabalhadores e a assembleia, que é soberana, é que vai decidir. “Os trabalhadores é que irão dizer se concordam com o índice ou não”.  

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Metalúrgicos decidem sobre dissídio sábado





   O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região tentou mais uma vez negociar com o sindicato patronal o dissídio coletivo 2011.  A última reunião com a diretoria do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs) ocorreu na manhã desta segunda-feira, dia 4, quando os representantes dos trabalhadores voltaram a defender um índice de reajuste maior que o oferecido pelos empresários e em melhores condições de trabalho. Os representantes das duas categorias se comprometeram em avaliar detalhes e voltar a conversar na próxima quarta-feira, dia 6.

   Para o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Leandro Velho, as negociações evoluíram, mas ainda é preciso avançar mais quanto ao índice proposto e cláusulas sociais. “Estamos chegando perto de um acordo, mas esperamos que na quarta-feira os empresários nos apresentem uma proposta aceitável que será colocada em votação na assembleia geral, sábado, pois é a categoria que vai decidir se aceita ou não, se paralisa ou não”. O grande encontro dos trabalhadores será realizado sábado, dia 9, às 9h30, em frente à sede da entidade (Rua Bento Gonçalves 1513), para decidir os rumos do movimento.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Metalúrgicos da Eaton se mobilizam por adicional noturno


O sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região realizou, na tarde desta quinta-feira, dia 3, uma assembleia em frente a empresa Eaton. O objetivo foi informar os trabalhadores sobre o adiamento da assembléia geral da categoria, que seria realizada nesta sexta-feira, dia 1º e para discutir mudanças no adicional noturno.

A empresa modificou recentemente tanto a carga horária quanto o horário de início e término da jornada de trabalho dos funcionários sem processo consultivo obrigatório por lei. Os funcionários perderiam o adicional noturno, começando a trabalhar 10 minutos antes do horário normal no terceiro turno.

Insatisfeitos, os trabalhadores procuraram o Sindicato e no dia 20 foi realizada uma mobilização na frente da metalúrgica. As negociações com a empresa resultaram na seguinte proposta, aprovada pela assembleia:  os trabalhadores começarão a trabalhar 10 minutos antes e estes 10 minutos serão excluídos do adicional noturno, mas pagos no salário normalmente. "Os metalúrgicos da Eaton são um exemplo para a categoria, pois não abriram mão dos seus direitos. A questão não são os 10 minutos e sim o respeito que se deve aos trabalhadores", afirma Leandro Velho, vice-presidente do Sindicato.

Os metalúrgicos receberam apoio de Alex dos Santos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, que subiu no caminhão e fez uso da palavra para elogiar a atitude dos trabalhadores, na luta pelos seus direitos. "Os metalúrgicos de Caxias do Sul são um exemplo para os cariocas”.