sábado, 9 de julho de 2011

Metalúrgicos aprovam proposta de 9,25% de reajuste salarial


Os metalúrgicos de Caxias do Sul e região aprovaram na manhã deste sábado, dia 9, em assembleia geral realizada na sede do Sindicato, a proposta de reajuste salarial de 9,25% e alguns avanços em cláusulas sociais. O percentual obtido nas negociações representa quase 3% de ganho real, ficando acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Assis Melo, observou que o índice não atende completamente às expectativas da categoria, mas deve ser considerada uma vitória porque é o maior reajuste do Rio Grande do Sul e um dos maiores do país. Segundo Assis, o índice passará a ser referência em outros polos metalmecânicos do Brasil. “Esse acordo vitorioso só foi conquistado graças à união e a mobilização da categoria junto ao Sindicato e agora a base para os dissídios no Brasil não será 7%, 8%, mas os 9,25% dos metalúrgicos de Caxias do Sul”.

A aprovação pela ampla maioria e da proposta, foi avaliada pelo presidente como a resposta do trabalhador às declarações e recomendações feitas pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, para que os empresários brasileiros não concedessem aumentos salariais com índices acima da inflação.

O reajuste de 9,25% e as duas cláusulas sociais (que amplia o limite de faltas permitidas para que as mães metalúrgicas acompanhem filhos ao médico e a que concede ganhos ao trabalho sindical) aprovadas na assembleia passam a valer a partir do mês de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário