sexta-feira, 1 de julho de 2011

Metalúrgicos da Eaton se mobilizam por adicional noturno


O sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região realizou, na tarde desta quinta-feira, dia 3, uma assembleia em frente a empresa Eaton. O objetivo foi informar os trabalhadores sobre o adiamento da assembléia geral da categoria, que seria realizada nesta sexta-feira, dia 1º e para discutir mudanças no adicional noturno.

A empresa modificou recentemente tanto a carga horária quanto o horário de início e término da jornada de trabalho dos funcionários sem processo consultivo obrigatório por lei. Os funcionários perderiam o adicional noturno, começando a trabalhar 10 minutos antes do horário normal no terceiro turno.

Insatisfeitos, os trabalhadores procuraram o Sindicato e no dia 20 foi realizada uma mobilização na frente da metalúrgica. As negociações com a empresa resultaram na seguinte proposta, aprovada pela assembleia:  os trabalhadores começarão a trabalhar 10 minutos antes e estes 10 minutos serão excluídos do adicional noturno, mas pagos no salário normalmente. "Os metalúrgicos da Eaton são um exemplo para a categoria, pois não abriram mão dos seus direitos. A questão não são os 10 minutos e sim o respeito que se deve aos trabalhadores", afirma Leandro Velho, vice-presidente do Sindicato.

Os metalúrgicos receberam apoio de Alex dos Santos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, que subiu no caminhão e fez uso da palavra para elogiar a atitude dos trabalhadores, na luta pelos seus direitos. "Os metalúrgicos de Caxias do Sul são um exemplo para os cariocas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário