quinta-feira, 16 de junho de 2011

Aumenta a temperatura da campanha salarial em Assembleia da Randon







“Nós vamos até onde a categoria quiser”. Com esta frase, o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, Leandro Velho, conclamou os trabalhadores da empresa Randon S.A a participarem da assembleia-geral, que será realizada no próximo sábado, às 9h30min, na sede central do Sindicato (Rua Bento Gonçalves, 1513). A convocação foi feita na manhã desta quinta-feira, dia 16, em assembleia realizada em frente à porta da fábrica, onde mais de dois mil trabalhadores deixaram de entrar para ouvir os dirigentes sindicais. A direção do Sindicato avaliou como muito positiva a mobilização de hoje na empresa, o que revela que a campanha está em franco crescimento com muita adesão entre os trabalhadores.

Durante a assembleia, o líder sindical lembrou também da inclusão dos trabalhadores da Randon no Plano de Participação de Resultados (PPR) em 2010, conquistada a partir da mobilização dos trabalhadores e do Sindicato. “Aquele movimento foi a prova de que podemos conquistar muito com a participação da categoria. Enfrentamos a resistência dos empresários, a truculência da Brigada Militar, mas com a mobilização dos trabalhadores conseguimos garantir os nossos direitos”, sentenciou  Velho.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região realiza até sexta-feira (17) uma série de assembleias em frente às empresas para a comunicação dos trabalhadores sobre a proposta de 7% apresentada pelos empresários no início da semana. Em todas as empresas visitadas, o sentimento dos trabalhadores é de descontentamento.  “As empresas tiveram crescimento recorde, graças à força de trabalho dos metalúrgicos, então não é admissível que os empresários queiram dar apenas um ganho real de 0,56%”, defendeu o vice-presidente do Sindicato que representa quase 58 mil trabalhadores.

A reivindicação da categoria é de 14%, baseado na soma da inflação de 6,30% medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e os 7,5% de crescimento acumulado dos últimos 12 meses o mês de abril do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, os empresários ofereceram apenas 7% alegando dificuldades econômicas. Somente o setor metalúrgico local registrou em 2010 crescimento de 31,8%. Os próprios empresários têm declarado à imprensa local terem vivido em 2010 um ano histórico com crescimento de 54,7% no ramo de caminhões, 32,8% no de ônibus, 46% nos veículos rebocados.

O Sindicato dos Metalúrgicos e o Simecs ainda realizarão mais uma rodada de negociação na próxima sexta-feira, dia 17, às 15h, na Ftec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário