quarta-feira, 15 de junho de 2011

Campanha salarial: Metalúrgicos realizam assembleia no dia 18




O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região realiza no próximo sábado, dia 18, a partir das 9h30min, na sede da entidade, assembleia para avaliação das negociações e da proposta apresentada pela patronal. Após três rodadas de negociação os empresários se limitaram a oferecer 7% de reajuste salarial, enquanto que o Sindicato reivindica 14% e outros 69 itens. Entre eles, redução da jornada de trabalho, transporte, auxílio-creche e incentivo ao trabalhador estudante. Em nenhuma dessas cláusulas houve avanços.

A diretoria do sindicato já realizou três rodadas de negociação com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs), contudo, pouco se avançou. Apesar de os empresários alegarem estar passando por um momento difícil, somente o setor metalúrgico local registrou em 2010 crescimento de 31,8%, índice superior ao crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro que foi de 7% no mesmo período.

Os próprios empresários declararam na imprensa terem vivido um ano histórico com crescimento de 54,7% no ramo de caminhões, 32,8% no de ônibus, 46% nos veículos rebocados. “As empresas tiveram crescimento recorde em 2010. Agora é a vez do trabalhador ser valorizado e crescer”, defende o vice-presidente do Sindicato, Leandro Velho, destacando a participação dos trabalhadores e trabalhadoras na assembleia é fundamental para fortalecer a luta pela valorização do trabalho e para garantir aumento real de salários e mais direitos sociais. “A nossa negociação com os empresários depende da participação dos trabalhadores, por isso é importante que todos, associados ou não, participem desta decisão”. 
 O Sindicato dos Metalúrgicos e o Simecs ainda reaizarão mais uma rodada de negociação na próxima sexta-feira, dia 17, às 15h, na Ftec.



Nenhum comentário:

Postar um comentário